COMO TUDO COMEÇOU

Pegando a máquina do tempo e voltando a 1988, época que em nosso estado (Espírito Santo) existiam apenas 2 carros turbo, o lendário Escort XR3 de Miguel Dórea e o Chevette de Marcelo (o Bixa loca), partimos para uma empreitada de turbinar nosso Gol GTS no Rio de Janeiro na conceituada SPRINTURBO, a partir daí, deu-se inicio a um grande aprendizado na área de preparação de motores, pois com a dificuldade na distancia entre os dois estados para se ter assistência técnica, passamos a entender e analisar os problemas que insistiam em aparecer no carro, vale lembrar, que aquele momento era os primórdios da mania de colocar turbo em carros, e os KITs davam muitos problemas, pois quase tudo ainda era experimental, então, era mangueira solta pra cá, parafuso solto pra lá, e a lista de problemas não parava nunca, com isso, passamos a corrigir esses problemas e a alterar o projeto inicial, de forma a evoluí-lo, e com isso fomos nos aprofundando no conhecimento na área de preparação.

Quando veio chegando o segundo semestre de 1989, juntou-se aqui no estado uma turma animada em realizar um campeonato de arrancadas, a primeira prova foi no segundo semestre de 1989, essa foi a primeira de três etapas que formariam o campeonato daquele ano, o evento foi um acontecimento histórico para nosso estado, vindo muita gente de fora, e uma cegonha repleta de carros de Minas Gerais. Arquibancadas lotadas com milhares de pessoas e o evento entrava pela madrugada com os carros rasgando a reta. Entre os carros da Minas Gerais, estava o incrível Opala aspirado do DADI que aparecera 1 ano antes na maior revista do Segmento da época com uma reportagem de 6 páginas que dizia: “PARA ENFRENTAR O CAMPEÃO, PRIMEIRO É PRECISO SUBIR NO RANKING”, esse Opala fez a festa na Categoria Força Livre, ninguém conseguia ser mais rápido que ele.

Na primeira etapa, participamos com nosso Gol GTS na Categoria Turbo, faturando o primeiro lugar.

FOTOS DO GOL GTS:

Dois meses depois veio a segunda etapa, novamente o povo de Minas nos prestigiou com excelentes carros e com a alegria que é peculiar deles. Novamente eles faturaram alguns primeiros lugares e nós levamos de novo a Categoria Turbo

Então veio a terceira e última etapa, aquela que ficou marcada para sempre na nossa memória.

Durante o intervalo entre a segunda e terceira etapa, caímos pra cima do carro fazendo varias alterações de tração, potência e trabalho de alivio de peso que podia ser feito na categoria, e partimos para alçar vôos maiores inscrevendo o carro também na Categoria Força Livre. Lá estávamos nós de novo na Categoria Turbo, onde pela terceira vez, faturamos o primeiro lugar e levamos também o título de campeões invictos naquele ano. Nesse mesmo dia participamos da Categoria Força Livre andando na frente de todos os carros do evento e então chegou a hora de enfrentar o poderoso Opala Nº 12 do DADI, naquele momento tudo parou, a arquibancada se debruçou afoita no para-peito, o povo dos boxes invadiu a pista e partiram os dois para o tão esperado racha da noite .

ABAIXO VIDEO DO DESAFIO DE MELHOR DE 3 ARRANCADAS ENTRE O GOL GTS E O OPALA CAMPEÃO BRASILEIRO

Isso mesmo, o Gol GTS Turbo levou o Opala mais rápido do Brasil ( 1989 ), aquele para nós, foi um momento histórico e marcante que jamais esqueceremos. Segue abaixo reportagem do jornal da época

Abaixo, vários vídeos das arrancadas do Gol naquele dia:

Categoria Turbo:

Categoria Força Livre:

Chegamos ao ano de 1990, nova temporada foi aberta com 7 etapas, e uma nova configuração de categoria para correr, dessa vez, a FLT ( Força Livre Turbo). O ano de 1990 ficou marcado pela grande rivalidade ( na pista ) entre o nosso Gol e o Kadett Turbo de Miguel Dórea; Naquele ano o Kadett tinha um cabeçote 16V de Fórmula Opel, sendo alimentado por 2 Weber 45 deitadas.

Miguel Dorea tinha a acessoria de preparação do engenheiro da SprinTurbo, Sr. Máximo. Miguel sempre buscou peças TOP e seu carro demonstrava seu perfil: Um incansável caçador de vitórias e um conhecedor de preparações. Nesse ano as coisas foram levadas ao limite do que os equipamentos da época permitiam, vale lembrar que peças forjadas eram totalmente desconhecidas e inacessíveis naquela época, nem as juntas de cabeçote de aço existiam. A batalha foi grande, tendo vitorias de etapas por ambas as partes, Alam levou umas e Miguel outras, porém, novamente Alam se sagrou campeão em 1990, essa vitória (nossa categoria) teve para nós um valor bem maior pelo fato do nível do nosso rival nas pistas.

TEMPORADA DE 1990:

Deixamos também aqui nesse espaço, um grande abraço a amigos de pista que fizeram aquela virada de década (89/90) ser um momento muito especial.

Miguel Dorea, Fabricinho e Roni, Irmãos CAU, Candotti, o saudoso Virgilio, Eliezer Junior, Paulinho Jaap Scap, Paulinho (noivinha), Adão Roncetti e irmão, Pedro Dariva, Sandro All Car, Ademar Cunha Jr, Toninho pezão, Walkimar, Roberto Corradi ( Branco), Pedro Bassini, Paulinho da Marajó, Marconi e tantos outros

NOSSA HISTÓRIA COM HONDAS:

Somos apaixonados por carros desde a década de 70, quando os motores tinham que ser grandes para alcançarem cavalaria. Nossa paixão passou por Mavericks, Opalas, chegando aos VWs, nos quais iniciamos nossa obsessão pelo que consideramos o ponto mais importante do nosso perfil: RESULTADO!

Desde a década de 80 buscávamos acima de tudo competir somente para melhorar sempre nossos próprios resultados, buscando muitas vezes objetivos inconcebíveis para a época. Isso nos fez estarmos certos de que o caminho para ter um carro rápido na pista (objetivo na época) era nunca se contentar com o resultado, por mais que ele parecesse estar no seu limite.

Foi em meio a essa busca por mais, que em 1998, ao fazer um test drive em um Civic VTi, notamos que tudo o que conhecíamos em termos de 4 cilindros, de repente ficou obsoleto. Ao testar um carro com litragem de 1600cc que facilmente atingia regimes de giro superiores a 8000 rpms e despejava a saúde de 160cvs de fábrica, nos fez voltar a mente para o perfil que propusemos alguns anos atrás: RESULTADO! Não havia como negar a superioridade do que acabávamos de ver. Era a potência que outros 4 cilindros preparados e com muito mais litragem sofriam para alcançar, perdendo marcha lenta, consumindo cachoeiras de combustível e quase sempre sem confiabilidade de uso.

Chegamos a imaginar se seria possível extrair alguma quantidade de desempenho pelo menos superficial de um motor tão bem aproveitado.

Começava aí uma paixão dentro de outra. A paixão por carros japoneses em geral e principalmente pelos carros da Honda.

Iniciamos uma serie de idas aos EUA com o suporte técnico da East Coast Precision Racing. Loja que na época era localizada em NJ e tinha como proprietário um coreano crescido no Brasil e residente nos EUA. Foi a partir dele que iniciamos o conhecimento dos segredos particulares desses motores.

Com o fechamento da East Coast Precision Racing passamos a buscar novos parceiros e sempre com a intenção do RESULTADO como foco.

Foi por estarmos tão inseridos no processo de conhecimento dos detalhes de ganho de performance especificamente dos motores da Honda, que em 2014 iniciamos uma parceria inédita com a empresa americana KTuner. Assim como nós, a KTuner se dedica exclusivamente ao ganho de performance via procedimentos de reflah (Remapeamento) de ECU. Depois de ajustarmos com a empresa quais eram nossas pretenções para o Brasil, iniciamos um extenso trabalho de desenvolvimento de calibrações para as ECUs (Centrais Eletrônicas) dos Hondas nacionais nos modelos 2007 acima. Esse processo necessitou de leitura individual de cada uma das centenas de ECUs que atendemos. Depois da leitura de cada ECU era necessário que a KTuner desenvolvesse o acesso a ECU através do seu software, para só então podermos iniciar nosso desenvolvimento de ganho de performance via modificação dos padrões dentro da ECU, e oferecermos essa solução para ganho de desempenho através desse que é o processo mais moderno de modificação de parâmetros de ECU para Hondas que se pode encontrar.

Deixamos aqui os agradecimentos a tantos amigos que tem participado de forma tão intensa neste estilo de vida que é: SER RÁPIDO!!!

Em nosso trabalho com Hondas desde 1998 na área de performance, tivemos o privilégio de aparecer em algumas capas de revistas do segmento de alta performance no Brasil com diversos projetos executados na Rev It Up. Abaixo algumas dessas reportagens.


Clique na foto para visualizar ou no link de PDF para baixar a matéria: